8 de abr. de 2013

Japão ativará em breve protocolo antimísseis perante ameaça norte-coreana




Estão sendo preparados destróieres equipados com sistemas Aegis, capazes de realizar um acompanhamento e interceptar projéteis.

O Japão começará em breve os preparativos para que as Forças de Autodefesa do país ativem o protocolo para poder neutralizar possíveis mísseis provenientes da Coreia do Norte, informaram neste domingo fontes do governo japonês. A ordem, que pode ser anunciada em breve pelo ministro da Defesa, Itsunori Onodera, incluiria a preparação de destróieres equipados com sistemas Aegis, capazes de realizar um acompanhamento e interceptar projéteis, perante a possibilidade de que o desafio da Coreia do Norte represente uma ameaça para o arquipélago.

No entanto, segundo as fontes, apesar de "não existir uma alta possibilidade de um míssil ter como alvo o Japão", determinaram a necessidade de estarem "preparados para qualquer contingência", em declarações coletadas pela agência Kyodo.

A ordem de iniciar o protocolo antimísseis foi ativada apenas em três ocasiões, a última em dezembro de 2012 após o bem-sucedido lançamento, por parte de Pyongyang, de um foguete de longo alcance. Segundo as fontes, não se espera que a ordem do Ministério japonês de Defesa se torne público para não alarmar a população.

A tensão na península norte-coreana aumentou há exatamente um mês quando as novas sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU como castigo pelo terceiro teste nuclear de Pyongyang provocaram ameaças belicistas quase diárias por parte do regime de Kim Jong-un.

Neste sentido, informações antecipadas pelos serviços de inteligência de Coreia do Sul e Estados Unidos, revelaram recentemente a possível montagem de mísseis de alcance intermediário em plataformas de lançamento móveis da Coreia do Norte.

Especialistas sul-coreanos acreditam que o regime poderia lançar como teste um míssil por causa do aniversário, no próximo dia 15, do nascimento de Kim Il-sung, fundador do país e avô do atual dirigente, Kim Jong-un.

Nenhum comentário:

Postar um comentário