9 de mar. de 2012

PIB japonês caiu 0,7% entre outubro e dezembro, segundo dado revisado




A economia do Japão perdeu 0,7% entre outubro e dezembro de 2011, segundo o dado revisado publicado nesta quinta-feira pelo Governo, o que representa um retrocesso inferior ao de 2,3% anunciado no relatório preliminar de fevereiro.

A melhora do dado se deve em grande parte ao crescimento de 4,8% - sempre em termos anualizados - do investimento de capital, muito acima do 1,9% estimado a princípio. Apesar de refletirem uma maior participação da demanda interna, os números revisados confirmam que o Japão sofreu contração em quatro dos cinco últimos trimestres devido à vulnerabilidade de suas exportações por conta da valorização do iene, da crise de dívida europeia e das inundações na Tailândia em 2011.

O dado revisado também indica que entre outubro e dezembro o PIB retrocedeu 0,2% com relação ao trimestre julho-setembro, em lugar da queda de 0,6% que fora anunciada inicialmente. O consumo interno, que representa 60% do PIB japonês, cresceu 0,4% no último trimestre de 2011, ligeiramente acima do 0,3% estimado de início, graças principalmente às vendas de bens duráveis.

Com relação a todo o ano de 2011, a segunda maior economia da Ásia retrocedeu 0,7% na comparação com 2010, em vez da perda de 0,9% apontada em fevereiro pelo Governo japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário