8 de mar. de 2012

Três dias depois de receber alta, imperador do Japão volta ao hospital com dificuldade para respirar




Três dias depois de receber alta médica, o imperador do Japão, Akihito, de 78 anos, retornou ontem (7) ao Hospital da Casa Imperial. Assessores do imperador informaram que ele voltou ao hospital para drenar líquido dos pulmões, mas não foi internado. O problema foi descoberto depois de uma cirurgia cardíaca feita no mês passado.

No domingo (4), o imperador teve alta médica do Hospital Universitário de Tóquio. Antes da alta, ele foi submetido a um raio X, que permitiu identificar o líquido nos pulmões. De acordo com assessores, Akihito está com dificuldade para respirar e não tem se alimentado.

A equipe de médicos que cuida do imperador informou que essas complicações são geradas pela cirurgia cardíaca a que Akihito foi submetido, em 18 de fevereiro. A previsão é que o processo de drenagem do líquido dos pulmões vai levar semanas. Em fevereiro, Akihito foi submetido a uma cirurgia para desobstruir uma artéria coronária. O imperador tem sofrido vários problemas de saúde nos últimos anos. No Japão, a figura de Akihito é admirada devido ao seu espírito pacífico e conciliador.
Akihito é apontado como o responsável pela aproximação entre a família real e o povo. No Japão, o poder político e econômico é conduzido pelo primeiro-ministro, Yoshihiko Noda. O país passa por um momento delicado, pois se viu obrigado a aprovar orçamentos extras para tentar conter a crise interna causada pelos prejuízos do terremoto seguido por tsunami, em 11 de março de 2011, e os acidentes nucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário