12 de mar. de 2012

Corrente humana cerca Parlamento japonês para pedir blecaute nuclear




Milhares de japoneses se reuniram neste domingo para formar uma corrente humana em torno do prédio da Dieta (Parlamento) do Japão, para pedir ao Governo que abandone a energia atômica, quando se completa o primeiro aniversário do desastre que castigou o país no dia 11 de março.

A corrente humana começou a rodear o prédio no final de uma grande marcha antinuclear que saiu do parque Hibiya da capital japonesa e que percorreu várias ruas da cidade.

Ao redor do Parlamento, em meio de uma forte presença policial, grupos de idosos, jovens e inclusive crianças com seus pais formaram a enorme fila com cartazes, velas e palavras de ordem a favor do fim das usinas nucleares no Japão.

A marcha começou depois que as milhares de pessoas reunidas em Hibiya guardaram um emotivo minuto de silêncio na hora exata na qual há um ano um terremoto de 9 graus na escala Richter sacudiu o país e provocou um devastador tsunami com mais de 19 mil mortos.

Muitos dos manifestantes levavam cartazes contra a contaminação nos alimentos e pediam para proteger a saúde da população, sobretudo a das crianças, lembrando que por causa da crise foram encontrados lotes de alimentos contaminados com radiação procedente da usina.

Além da manifestação antinuclear de Tóquio, o movimento contra as centrais atômicas organizou protestos em locais como Koriyama, na região de Fukushima, e onde permanecem parte dos evacuados por causa do acidente na unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário