18 de abr. de 2013

Masako, a ‘princesa triste’, fará sua primeira viagem oficial em 11 anos



Ela vai acompanhar Naruhito na cerimônia de coroação do rei da Holanda.

A princesa Masako, esposa de Naruhito, herdeiro do trono do Japão, realizada no final do mês sua primeira viagem oficial em 11 anos, depois de quase uma década de tratamento devido a uma depressão induzida pelo estresse. Masako, de 49 anos, e conhecida como a "princesa triste", acompanhará o príncipe herdeiro na cerimônia de coroação do futuro rei da Holanda, Guillermo Alejandro, no próximo dia 30, informou a NHK.

O casal imperial não havia confirmado até agora a viagem, que será o primeiro compromisso oficial no exterior de Masako desde que iniciou o tratamento para depressão, na espera pela opinião dos médicos da princesa.

De acordo com o calendário previsto, ambos partem do aeroporto de Haneda, em Tóquio no dia 28 de abril e regressam de Amsterdã em 3 de maio. Espera-se que o casal de herdeiros, cuja última visita oficial foi à Nova Zelândia e Austrália há 11 anos, participe do jantar organizado em 29 de abril pela rainha Beatrix da Holanda, e do banquete que se seguirá a coroação no dia seguinte.

Segundo a NHK, Naruhito deve assistir a todos os eventos e atividades da cerimônia, enquanto a presença da princesa será decidida na hora, dependendo de seu estado de saúde. Este ano de 2013 é uma data especial para Naruhito e Masako pela comemoração do 20 º aniversário de seu casamento.

A princesa tem limitado suas aparições públicas e compromissos oficiais desde 2003, quando a Casa Imperial revelou que ela sofria de estresse. Alguns veículos de comunicação japoneses atribuíram à rigidez do protocolo Casa Imperial e a forte pressão para ter um filho para perpetuar a linha imperial japonesa.

Desde o anúncio, Naruhito fez 17 viagens ao exterior sem a presença da esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário